• Home
  • /
  • Sobre
  • /
  • Resenhas
  • /
  • Parceiros
  • /
  • Entrevistas
  • /
  • Desafio
  • /
  • Contato
  • Resenha O Diabo Veste Prada de Lauren Weisberger

    Olá leitores de plantão,
     hoje venho por meio deste post trazer um pouco do que vemos nos livros para nossa realidade. Como é de costume não costumo criar resenhas e sim analises.



    Informações:
    Título: O Diabo Veste Prada
    Autor(a): Lauren Weisberger
    Editora: Record
    Pág: 407
    Onde comprar:

    Sinopse:

    Lauren Weisberger trabalhou como assistente da todo-poderosa-amada-e-odiada editora da revista Vogue, Anna Wintour. Assim, qualquer semelhança de O DIABO VESTE PRADA com a realidade não é mera coincidência. Neste irresistí­vel romance, o leitor irá conhecer Andrea Sachs, uma jovem recém-formada que conquista um emprego que deveria deixar roxas de inveja milhares de garotas: o de assistente de Miranda Priestly, reverenciada editora da revista Runway Magazine, a mais bem-sucedida revista de moda do momento. Logo ela percebe, porém, que o emprego pelo qual um milhão de meninas dariam a vida para ter pode simplesmente acabar com a dela.
    De uma hora para outra, a jovem jornalista se vê num escritório onde as palavras Prada, Armani e Versace são lei e começa a conviver de perto com o fascinante mundo da moda. Fascinante, mas nem tão glamouroso assim. Ela logo percebe que, em lugar de escrever reportagens e editoriais de moda, seu trabalho na Runway será o de atender aos caprichos da chefe: Andrea precisa buscar as roupas de Miranda na lavanderia, ir à caça de baby-sitters para seus filhos, localizar do escritório em Nova York o paradeiro do motorista que deixou Miranda tomando chuva numa esquina de Paris e providenciar rapidamente a solução para pedidos os mais mirabolantes. Miranda é a personificação do pesadelo para Andrea.


    Resenha de Tatiane Rosa

    A uns 5 anos atrás em meu blog diário de um desabafo abordei um assunto sobre Bullying e assédio moral, e no fim do post me veio a lembrança de “O diabo veste Prada”.
    Vocês podem estar concordando ou discordando desta questão, mais sem sensacionalismos aparte  ele está presente sim.
    Vou dizer o porque...

    Acredito que todos tenham visto o filme.Eu pelo menos não me canso de assistir!!
    Bom o que a autora Lauren Weisberger e o diretor  David Frankel quiseram abordar em seu livro/filme é que assim como Andy muitas mulheres ou até homens passam por esta situação.

    Andrea era uma jovem comum, recém-formada, vivia seu próprio padrão de beleza, tinha suas virtudes e valores.
    Conseguiu um emprego sonhado por muitas, não por ela, adotado apenas como um simples componente curricular devido ao grande conceito da empresa na qual conseguiu trabalho.

    Ao ingressar em seu ambiente de trabalho se deparou com uma chefe autoritária, um padrão que fugia totalmente dos seus e colegas com uma “visão do mundo” totalmente diferente da sua.
    Quem nunca passou por isso!!?
    Eu já!!!!

    O livro mostra explicitamente o assédio moral sofrido por Andy. As maiores vítimas deste tipo de assédio no ambiente de trabalho são as mulheres principalmente as que têm mais de 35 anos e que são mães. De acordo com Heloani (Dr.em Psicologia), nessa fase da vida as mulheres estão em plena ascensão profissional e quem está num posto de chefia sente-se ameaçada. Com a competição acirrada de hoje em dia, humilhar, entre outras atitudes típicas de bullying, é uma maneira de enfraquecer a suposta concorrente e, como se costuma dizer, "colocá-la em seu lugar", tornando-a cada vez mais passiva e submissa. Por ser mãe e depender do trabalho para sustentar o filho, a mulher fica mais presa ao emprego e acaba se submetendo ao assédio moral.
    Este tipo de assédio não só devasta o rendimento do funcionário como também atinge até os familiares.

    Quantas pessoas exercem um cargo que não é o que você almeja somente pela necessidade de complementar uma renda para o estudo, sustentar sua família ou até mesmo por não conseguir uma oportunidade melhor!?

    Isso é um erro! Vai chegar uma determinada hora que você ficará insatisfeito, estressado e até mesmo pode acabar tendo problemas depressivos (insônia,ansiedade,alterações de humor e etc...)

    Quem nunca se pegou nesta situação, em um determinado momento no seu trabalho você começa a chorar sem motivos. No meu último trabalho aconteceu várias vezes.

    E o fato de não ter saído do trabalho foi porque tinha contas para pagar, o que fazia a minha permanência no mesmo. Não sofri humilhações, mas sofria pressões por resultados, estresse psicológico... Acredito que se tivesse filhos ainda estaria no local.
    Mas chegou um determinado momento em que a razão tomou parte de minha consciência e finalmente pedi demissão.

    Uma coisa em que aprendi é que dinheiro nenhum paga a sua satisfação não só na área profissional como em outras, aprendi isso no meu primeiro emprego quando tinha 18 anos.
    Eu tinha dois chefes uma mulher e um homem. A mulher me ensinou tudo sobre independência, postura e responsabilidades na área profissional.

    Quanto ao homem, por mais que fosse uma boa pessoa só ouvia críticas,subordinação,insatisfação sempre.
    Mas graças a essas subordinações e até mesmo submissões, aprendi a ouvir com firmeza e encontrar nos erros a melhor resposta para o seu “Adeus”.

    Depois de passar por muitas coisas, aprendi também muita coisa... Um belo dia não me calei em meio as críticas e discussões,apontei o dedo para todos os erros que ali havia, fui dura!!A ponto de dizer “estou indo embora, e só volto para ajudar a fazer a mudança da empresa (no caso fechamento definitivo da empresa)”.
    Meu chefe ouviu tudo calado, pois tinha boca e não falava rsrsrs. Na época era tímida de dar dó hahaha. Passado uma semana meu chefe bate em minha porta (ele foi pessoalmente a minha casa), me pedindo ajuda para fazer a mudança.

    A empresa faliu, mas me deixou um grande aprendizado que quando não se está insatisfeito a melhor coisa é pular fora, por maior que seja a necessidade antes que isso venha a lhe prejudicar.

    Acredito que quando você está em um cargo por opção é mais fácil se desligar  dele do que conseguir o cargo que você sempre sonhou e quando o exerce não é aquilo que imaginava e seu chefe e companheiros de trabalho são piores que o cão chupando manga.

    Se você encontra-se nesta situação, por mais que tenha despesa e família para manter. Lute para mudar esta situação você pode!!Procure cursos que não exijam tanta despesa, tente bolsas,descontos.nada compra sua satisfação, pense nisto!!!!

    Para o diabo veste prada filme/livro minha nota é:
    5,0


    Eu sempre pensara em lhe enviar um vestido fabuloso,mas nunca tinha tido tempo. Embrulhei o vestido em papel de seda, incluí um par de Manolos, e forjei um bilhete de Miranda — talento que fiquei triste ao descobrir que continuava tendo. A garota saberia — só uma vez — como é possuir algo bonito. E o mais importante, achar que havia alguém lá que realmente se importava.

    Grifei esta pedaço porque mesmo fora da Runway,Miranda Priestly sempre será a sombra/trauma que assolará Andy em meio a sua jornada profissional.E por mais que você tenha valores, por mais que você siga regras que não condiz com a sua,esta ordem fica tão maçante no seu dia-a-dia,que mesmo fora,você leva pra sua casa,sua roda de amigos,em um outro trabalho...Leva tempo para o desapego

    Beijos leitores

    Tatiane Rosa

    7 comentários :

    1. Concordo totalmente com vc flor.
      O livro não li,mas o filme é algo que não enjoo...
      Beijos!
      http://lifefemininna.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    2. Nunca li o livro também, mas o filme é perfeito! E sempre vi como se ela sofresse algum tipo de bullying também, tanto preconceito!

      ResponderExcluir
    3. Oi Tati! Eu nunca li o livro e tenho certeza que é mil vezes melhor que o filme. Me da medo quando assisto o filme porque me coloco no lugar da Andy, longe da profissão que sonhou, sofrendo bullying, deixando sua roda de amigos, se tornando alguém que ela não era (personalidade) encantando a todos e se afastando da sua felicidade, se sentindo obrigada a permanecer ali. Mas o pior, como você disse, é estar no tão sonhado trabalho e se decepicionar, nem gosto de pensar nisto. Eu espero um dia ter coragem para dizer tudo que penso independente de para quem seja como você fez. Até mais.

      ResponderExcluir
    4. Devo admitir: jamais havia pensado da forma que você pensou com relação ao bullying. Não li o livro, mas o filme assisti, e acho que nem sempre as adaptações de livros para o cinema sejam tão boas :/

      ResponderExcluir
    5. Olá queridaQ

      Não li o livro, mas tenho o interesse em ler! Já o filme, toda vez que passa eu vejo... ADOROOOOOOOOOOOOOO!
      Mas tem sempre aquele probleminha das adaptações né? Nem sempre é fiel ao livro!

      Beijinhos
      As Leituras da Mila

      ResponderExcluir
    6. Eu amo esse livro, ele foi o primeiro livro grandinho que li, a grossura dele assusta um pouco, mas a estória vale muito a pena. Vou confessar que esse também foi o primeiro livro que vi o filme antes de ler e houve um período de tempo considerável entre um e outro por isso não pude comprar o que achei bom, assim não ficava deprimida com as partes que faltavam.
      Eu nunca tinha parado para pensar no bullying em meio a este livro, pois a leitura é tão leve e divertida que nem me afetou muito, porém agora lendo sua resenha notei que você tem total razão sobre o bullying sofrido por Andy.

      ResponderExcluir
    7. Eu AMO o filme, por demais.
      Queria muito o livro e imagina a minha insatisfação em chegar na Bienal do ano passado esperando um mega desconto, e mesmo com desconto estava em trono de 30/40 reais? Um absurdo =/ E não curto livro de bolso, se não comprava que é mais barato. Quero o normal =/

      ResponderExcluir

    Olá! Comente sobre o post acima :)
    Estou muito grata por você visitar o Era uma vez o... Livro
    Volte sempre! :D